O que é um Projeto Social: Como elaborar e sua importância na sociedade
O que é um projeto social
O projeto social nasce da ideia de transformar a realidade das pessoas que não possuem uma boa qualidade de vida, ou seja, uma parte da população que se encontra em condições de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural. Além disso, esse trabalho é sem fins lucrativos, pois, as ideias serão coletivas, visando a construção do bem comum.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSC), que fazem parte do Terceiro Setor são voltadas para o projeto social, em virtude de serem entidades não privadas, como também não possuírem caráter público, suas regulamentações seguem respectivamente a Lei 9790/1999 e a Lei nº 13.204.
Além disso, em certas ocasiões é necessário um financiamento que podem ser do Estado ou de empresas privadas, que irão doar para que seja possível a realização do projeto.
Logo, fica evidente que o projeto social ele tem como objetivo melhorar a sociedade, potencializando a cidadania, consciência social dos indivíduos, com ênfase na justiça social e na transformação coletiva.
Qual a importância dos projetos sociais?
De acordo com estudos do IBGE, os índices de desigualdade no Brasil aumentaram consideravelmente, isso porque de toda renda do país 40% estão concentrados nas mãos de 10% da população. Outros dados do IBGE revelam ainda que o Brasil tem 25,3% da população na linha da pobreza, o que equivale 52,5 milhões de pessoas.
Muitas pessoas acabam se sentindo desmotivadas ao verificar a situação atual do país. O Estado não consegue atender a necessidade de todos e por isso entra a importância dos projetos sociais, pois, graças a ele muitas vidas foram transformadas.
Temos como exemplo, instituições como Anjos da Noite, que oferece 800 refeições por semana para pessoas que vivem em situações de rua. A associação Fala Mulher que acolhe mulheres e filhos em abrigos sigilosos, de acordo com dados da ONG, foram cerca de 32 mil famílias acompanhadas e 800 pessoas acolhidas nos abrigos.
Nesse sentido, fica claro a necessidade de projetos sociais que forneçam amparo a essa parcela da população que sofre por conta da pobreza, violência, falta de acessibilidade ou até risco de saúde.